quinta-feira, 28 de outubro de 2010

SOCIALIZANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETO EM SALA DE AULA

Curso: Tecnologias na Educação: ensinado e aprendendo com as TIC
Formadora: Rejane Araujo Fernandes
Cursista: Liane de Lima Silva Lourenço.


Os projetos enriquecem as metodologias trabalhadas com os alunos e os recursos Tecnológicos em sala de aula realmente proporciona grandes mudanças no contexto escolar, principalmente na forma de ensinar e aprender.
Diante dos grandes problemas ambientais que enfrentamos, fez-se necessário despertar nos nossos alunos a consciência quanto a preservação ambiental. Neste sentido foi executado no Colégio Costa e Silva o projeto O Meio Ambiente Também e Meu, nas turmas do 6° ao 9° e EJA.
O projeto foi desenvolvido em 4 etapas.A primeira foi trabalhado vários slides que abordava os temas poluição ,desmatamento ,queimadas e efeito estufa ; após assistirem os slides os alunos elaboraram slogans para afixar no pátio . Na 2° etapa parte o 8° ano e a 2° série da EJA fizeram aula campo no Ribeirão São João onde produziram um vídeo, elaborado por eles com entrevista a população ribeirinha fazendo uma analise com o antes e depois. Já na 3° etapa foi organizada oficinas com material reciclado e na 4° e ultima etapa foi feita a culminância com apresentação de teatro, dança, paródia, música, poesia e palestra todas sobre o tema meio ambiente. Este projeto foi muito rico, envolveu todos da escola e tivemos uma grande participação dos alunos.
O auxilio das tecnologias foi de grande valia para execução do projeto. As mais utilizadas foram: data show, vídeo, aparelhagem de som, computador, máquina fotográfica, filmadora e aparelho de DVD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário