sexta-feira, 17 de setembro de 2010

MATEMATICA FINANCEIRA

Autor -

LIANE DE LIMA SILVA LOURENÇO

ESTRUTURA CURRICULAR
Modalidade :Ensino Fundamental
Componente curricular:Matemática
Tema:Matematica Financeira

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão se conscientizar quanto à importância de saber como administrar bem seu dinheiro e ser conscientizar de como funciona o sistema monetário, valorizando o gastar com sabedoria como garantia de viver endividado, tendo em vista o gasto desordenador e sem planejamento.

Duração das atividades
10 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Levar o aluno a identificar a importância da matemática no cotidiano, sua finalidade e sua contribuição para formação da cidadania através de cidadão críticos - Considerar o respeito de pensar para agir e de projetar os objetivos de onde se quer alcançar.

Estratégias e recursos da aula
Aula explicativa; aula na biblioteca; atividades com jornal e revista;aula no laboratório de informática;aula campo em mercados próximos a escola;oficina de jogos no pátio da escola;simulação de feira através de venda e compra realizadas pelos aulonos no pátio da escola;construção de mural com fotos e gráficos das pesquisas realizadas;aula com recurso audiovisual para assistir desenho animado e preencher estudo dirigido; aula dialogada, onde os alunos e professor poderão fazer a troca dos conhecimentos prévios. Durante a realização das aulas disponibilizaremos de dos recursos tecnológicos como: televisão, vídeo, data show, internet, livros de pesquisa, computador, maquina fotográfica; impressora que serão utilizados para assistirmos o filme e expor o conteúdo programado nesta aula. Os conhecimentos adquiridos os alunos poderão aplicá-los no seu dia - a- dia, ajudando-os a conquistar uma vaga no mercado de trabalho e nas discussões do cotidiano.

Recursos Complementares
Referencial Curricular
www.edufinanceira.com.br/
www.somatematica.com.br/matkids.php
www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1811
www.planetaeducacao.com.br/portal/coluna.asp?coluna=10

Avaliação
O processo avaliativo será continuo no decorrer das aulas analisando a participação dos alunos nas discussões e o empenho na realização das atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário