quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PENSANDO SOBRE POSSIVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS

As tecnologias a cada dia têm gerado mudanças, inclusive na educação, tem trazido um avanço muito grande para todos nós. São varias possibilidades de contribuições que a tecnologia pode oferecer para que o professor possa integrá-la na sua pratica pedagógica, tornando o ato de aprender e ensinar mais dinâmico. Com isso, o professor deve sempre fazer cursos de capacitação para usar corretamente os recursos tecnológicos, possibilitando e dando oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos facilitando o processo ensino aprendizagem, completando os conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do aluno. Diante das incertezas colocadas pelas diferentes tecnológicas disponíveis na escola e da não compreensão das possíveis contribuições das mesmas ao funcionamento do cotidiano escolar e a aprendizagem dos alunos, é tecnologias é ignorado na escola. Integrar as Tics e ir além do seu uso. Não adianta produzir praticas inovadoras em ações isoladas sem produzir integração na cultura escolar. A tecnologia deve revelar novos papeis dos agentes educativos organizando informações e criando significados que apóiem o estudo em fontes externas , configurando uma nova realidade por meio da ampliação da rede de inovações tecnológicas , propiciando novas formas de trabalhar os conteúdos curriculares e ampliando a interação de professor e aluno. Repensar os meios de ensino e a atualização das praticas dos professores num contexto atual é procurar utilizar todas as possibilidades das mais remotas as mais atuais, no sentido de inovar a forma de ensinar e inserir os alunos numa sociedade cada vez mais competitiva. Diante disso as tecnologias deveriam ser um recurso metodológico em contextos de ensino aprendizagem em uma escola equipada para tal deveria ser um procedimento natural e a pratica de utilização fazer parte do cotidiano dos professores (porem essa não e a realidade de muitas escolas). A tecnologia será utilizada como ferramenta para atuar e significar o processo de construção de habilidades que levarão o educando a ser um individuo presente na sociedade. As Tics devem promover uma dinamização da aula estimulando a curiosidade do aluno. Diante disso o professor devera adequar-se atualizar-se constantemente, procurar interagir com o mundo com a realidade do aluno. Para isso o professor devera buscar se capacitar diante dessa nova realidade, para isso os investimentos em equipamentos e laboratório de informática para as escolas, bem como formação continuada para os professores e valorização pessoal e profissional dos mesmos devem ser feitos fazendo que os profissionais sintam-se realmente motivados e desafiados a abraçar esta causa de interagir a escola e as novas tecnologias de informação para alcançar o maior objetivo da educação que é a formação integral e concreta dos nossos alunos.

Formadora: Rejane Araujo Fernandes
Cursista:Liane de Lima Silva Lourenço

Nenhum comentário:

Postar um comentário